Blog ComprovaFácil!
Você já se sentiu frustrado com processos de cobrança que não funcionam como deveriam? Muitas empresas enfrentam esse desafio diariamente, sem perceber onde está o verdadeiro problema.
A gestão inadequada de canhotos de notas fiscais vira um pesadelo para o time de cobrança da maioria das empresas.
Sim, um pequeno pedaço de papel pode ser crucial para a saúde financeira da sua empresa. A má gestão de canhotos de notas fiscais é um erro comum que pode estar te custando caro.
Canhotos de notas fiscais são essenciais para confirmar entregas e fazer com que o cliente inicie a programação de pagamento. Quando esses canhotos não são gerenciados corretamente, todo o processo de cobrança pode ser comprometido, resultando em atrasos ou até disputas judiciais.
Manter a eficácia nos processos de cobrança é fundamental para qualquer empresa. Um erro simples na gestão de canhotos pode iniciar uma cadeia de falhas nesse setor.
Quais são os principais problemas de uma má gestão de canhotos de notas fiscais enfrentados pelo setor de cobrança?
Canhotos de notas fiscais são mais do que comprovantes, eles são a prova legal das entregas realizadas e um elemento chave na liberação de pagamentos. Sem uma gestão eficiente desses documentos, as empresas podem enfrentar sérios problemas nos processos de cobrança. Tais como:
- Atrasos significativos no recebimento de pagamentos.
- Aumento de disputas com clientes sobre entregas supostamente não realizadas.
- Perda de tempo ao ficar indo atrás de outros setores para comprovar a entrega.
- Impacto negativo na reputação da empresa
Considere a história de Carlos, um empreendedor visionário à frente de uma empresa de distribuição.
Carlos sempre teve orgulho de sua capacidade de atender seus clientes com eficiência e profissionalismo. Sua empresa, especializada na distribuição de produtos, crescia a cada ano, solidificando sua reputação no mercado. Contudo, um desafio inesperado surgiu quando seus clientes começaram a atrasar significativamente o pagamento das mercadorias. Carlos sabia que para resolver a situação precisaria provar que as entregas foram realizadas conforme acordado, iniciando assim sua busca pelos documento necessário: canhoto de papel.
A solução parecia simples: apresentar os canhotos assinados que comprovariam as entregas das mercadorias. No entanto, a realidade foi um pouco diferente para Carlos. Apesar de sua empresa ser bem-sucedida, a gestão de documentos era notavelmente arcaica e desorganizada. Canhotos de papel eram frequentemente perdidos ou danificados, e Carlos descobriu que não conseguia localizar os canhotos das notas para atender os casos de questionamento sobre as entregas.
Com a inadimplência pesando sobre o fluxo de caixa da empresa, Carlos recorreu a um escritório de advocacia para mediar a cobrança. Contudo, para sua surpresa, o escritório exigiu a apresentação dos canhotos de entrega como prova incontestável da transação. Foi então que Carlos percebeu que sua empresa não possuía um sistema organizado de arquivamento desses documentos e pior, nem entendia a importância dessa atividade tão “simples”.
A ausência desses canhotos não apenas ameaçava o recebimento dos pagamentos atrasados, mas também expunha a empresa a riscos legais e de reputação. Carlos ficou devastado ao perceber que a desorganização e o trabalho manual poderia custar muito mais do que apenas os recebimentos da sua empresa.
Conclusão
Este exemplo acima, ilustra claramente como falhas na gestão de canhotos podem ter repercussões diretas no fluxo de caixa, podendo até levar a prejuízos irreversíveis.
A solução para evitar esse problema enfrentado por Carlos está na implantação de um aplicativo de canhoto digital. Essa tecnologia poderia resolver não só o problema atual de Carlos, mas também transformar sua gestão e diminuir problemas com futuras entregas.
A história de Carlos não é única, sua empresa também pode estar enfrentando esse mesmo problema hoje, porém temos uma boa notícia: a tecnologia digital está aí para se tornar sua grande aliada.
Através da adoção de um aplicativo de canhoto digital, você não só evita prejuízos e uma crise financeira, mas também eleva seu padrão de gestão e confiabilidade, tornando-o mais competitivo.
Veja como este aplicativo permite que os motoristas possam comprovar a entrega das mercadorias da sua empresa:
-Tirando fotos dos canhotos assinados, dos produto descarregados ou do local de entrega
-Colocando a geolocalização, data e hora automática
-Registrando o nome, documento do recebedor e outras informações relevantes sobre contexto da entrega
-Fazendo assinatura em tela
Essas são algumas maneiras de acabar com a preocupação de entregas da sua empresa. Pois com o ideal alinhamento dos processos com seus motoristas, é possível ter a foto do canhoto em tempo real e outras informações que resultará em um relatório completo sobre a entrega.
Este aplicativo é uma ferramenta que pode te ajudar a resolver problemas de inadimplência com clientes, ao comprovar a entrega das mercadorias e consequentemente reduzir os riscos de perdas financeiras por falta de indícios das entregas.
Além disso, ao investir no canhoto digital você também pode otimizar seu processo de cobrança e reforçar a confiança dos seus clientes. Fale com um dos nossos especialistas e faça essa mudança hoje mesmo.